quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É ALONGAMENTO

Você sabe o que é alongamento?

Dicas sobre a melhor maneira de se aquecer antes das corridas

 aumentar fontediminuir fonteimprimir



Reprodução da internet
Alongar-se previne lesões, provoca alívio de dores musculares e aumenta o desempenho


Muitos esportistas se alongam antes da atividade física sem saber o por quê. Se você é uma destas pessoas, deve entender a importância do alongamento para a prática esportiva.

O alongamento muscular - conhecido simplesmente como alongamento - é um exercício utilizado no treinamento esportivo com o objetivo de aumentar a amplitude de movimento das articulações, prevenir lesões, provocar alívio de dores musculares e aumentar o desempenho físico.



Apesar da prescrição dos exercícios de alongamento representar uma rotina comum dos atletas, existem dúvidas a respeito de qual o modo correto de se realizar o alongamento e gerar maior efetividade. Para esclarecer esta dúvida, devemos considerar três características importantes ao realizar um exercício de alongamento: duração, intensidade e número de repetições.

Duração: está relacionada ao tempo ótimo de sustentação do alongamento, ou seja, o tempo necessário para manter o músculo alongando. Esta é uma característica que não é considerada por muitos atletas durante a prática esportiva. Durações de alongamento de 15, 30 e 60 segundos foram apontadas em pesquisas como sendo durações de alongamento ideais.

Intensidade do alongamento: refere-se ao nível de deformação que a musculatura é submetida, ou seja, o quanto devemos estirar o músculo. Muitos esportistas acreditam que o músculo deve ser alongado com uma intensidade máxima para alcançar maior efeito. Porém, esta prática pode provocar lesões ao invés de promover benefícios. A intensidade máxima é considerada como a maior amplitude que o atleta suporta alongar a musculatura. No entanto, estudos indicaram que a utilização de intensidades submáximas promove um aumento na amplitude de movimento, não sendo necessárias grandes amplitudes que podem promover riscos ao atleta.

Número de repetições: está relacionado ao número de vezes que o mesmo músculo deve ser alongado. Estudos indicam que esta característica depende da duração utilizada, podendo variar de uma a quatro repetições do mesmo exercício.

Agora que você sabe da importância do alongamento para a prática esportiva e como ele pode ser utilizado não se esqueça: todo treinamento esportivo, mesmo um simples exercício de alongamento deve ser realizado com a orientação de um profissional especializado.

 aumentar fontediminuir fonteimprimir
Beatriz Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário